Uso de Maiúsculas – Parte II
Quando devemos usar maiúscula, obrigatoriamente?
1. No início de período ou citação.
Exemplos:
- Ao longo de sua existência, a Universidade Católica de Pernambuco atingiu uma posição de destaque entre as instituições de ensino superior mais conceituadas do Brasil.
2. Nas datas oficiais e nomes de fatos ou épocas históricas, de festas religiosas, de atos solenes e de grandes empreendimentos públicos ou institucionais.
Exemplos:
Sete de Setembro, Quinze de Novembro, Ano Novo, Idade Média, Era Cristã, Antigüidade, Sexta-Feira Santa, Dia das Mães, Dia do Professor, Natal, Confraternização Universal, Corpus Christi, Finados.
Observação: empregue letra minúscula em casos como os seguintes: era espacial, era nuclear, era pré-industrial, etc.
3. Nos títulos de obras artístico-literárias, como livros, teses, dissertações, monografias, jornais, revistas, artigos, filmes, peças, músicas, telas, etc.
Observação: Escrevem-se com inicial minúscula os artigos, as preposições, as conjunções e os advérbios desses títulos.
Observação 2: Destacamos esses títulos em itálico.
Exemplos: O Catecismo ao Alcance de Todos, O Racional e o Mitológico em Wittgenstein, Os Sentidos da Justiça em Aristóteles, Introdução a Estudos de Fonologia.
4. Nos nomes dos pontos cardeais e dos colaterais quando indicam as grandes regiões do Brasil e do mundo.
Exemplos: Sul, Nordeste, Leste Europeu, Oriente Médio,etc.
Observação: Quando designam direções ou quando se empregam como adjetivo, escrevem-se com inicial minúscula: o nordeste do Rio Grande do Sul; percorreu o Brasil de norte a sul, de leste a oeste; o sudoeste de Santa Catarina; vento norte; litoral sul; zona leste, etc.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário