Normas Gerais de Redação – X Parte
VIAS E LOGRADOUROS
Escreva sempre com minúsculas: avenida Beira Mar, rua General Osório. Mas isso não é regra geral. Praia da Costa, Praça do Índio, Bairro da Penha, Praia de Camburi e outras formam um nome composto. Tudo abrindo com letras maiúsculas. Da mesma forma, Região da Grande São Pedro cabe na explicação que fala das regiões geográficas.
VISAR, ALMEJAR, ASPIRAR
Há normas específicas para as transições direta e indireta de verbo, no caso de "visar". Exemplo: "Com o projeto, a Prefeitura de Vitória visa a devolver a Vitória a paisagem urbana que a caracteriza como uma das mais antigas cidades do Brasil." O certo/errado é feito da seguinte maneira:
Em projeto de deputada está no senado e visa combater a evasão escolar. O texto não está correto.
É que o verbo visar pode ter as seguintes predicações verbais:
01) Verbo transitivo direto, ou seja, verbo sem preposição alguma, quando significar dirigir a vista ou o olhar a algo, apontar arma de fogo contra alguém ou pôr o sinal de visto em algo. Veja alguns exemplos:
A professora visou o garoto mais peralta da turma com um olhar de censura.
O atirador visou o alvo demoradamente.
A professora visou todos os trabalhos dos alunos.
02) Verbo transitivo indireto, com a preposição a, quando significar ter por fim ou objetivo, almejar, mesmo que o elemento que surgir à frente do verbo seja outro verbo no infinitivo. Veja alguns exemplos:
Ele visa a uma vaga em Medicina.
Sempre visou a ter muito dinheiro.
Quando o verbo aspirar for transitivo indireto, não admitirá o uso do pronome lhe como objeto indireto. Deveremos usar as formas analíticas a ele, a ela, a eles, a elas. Por exemplo: Ao cargo de diretor, aspiro a ele, sim.
A frase apresentada deve, então, ser assim escrita:
Projeto de deputada está no Senado e visa a combater a evasão escolar.
VOZ PASSIVA
Evite. Tira a ênfase do noticiário jornalístico. Prefira sempre a voz ativa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário