quinta-feira, 23 de abril de 2009

Mídia_Notícia 3

Bom Dia cria rede de afiliados
Rede de jornais permite a filiação de dirigentes de pequenos veículos de comunicação, fornecendo o conteúdo editorial nacional e as estruturas de publicidade e de marketing fora da região

A inspiração veio da TV e começa agora a ser implementada no meio jornal. Trata-se, basicamente, de um modelo de negócios centrado na afiliação: empresários de pequenas cidades, de preferência que tenham algum veículo de comunicação, podem se associar à Rede Bom Dia. O licenciado fica então encarregado da produção de conteúdo editorial e da comercialização de publicidade locais, bem como da venda e da distribuição de exemplares. Por sua vez, o grupo fornece as notícias nacionais, a venda da publicidade fora da região de atuação do jornal e a sua estrutura de marketing.

O formato chegou a Marília (na região central do Estado de São Paulo) neste fim de semana, por meio de uma parceria com o grupo de rádio, que, na cidade, é afiliado da Jovem Pan. Em janeiro já havia sido inaugurado em Fernandópolis, onde a publicação semanal Folha de Fernandópolis virou diária e ganhou o nome Bom Dia.

Segundo o diretor geral da rede, Flávio Pestana, as vantagens para os afiliados são muitas. "Eles ficam com 100% da circulação e da venda de publicidade local. Também repassamos 25% da publicidade comercializada fora da região onde atuam", conta. Outro benefício, além da ampliação do conteúdo editorial, é que esses empresários têm custos baixos, já que podem se valer dos contratos de compra de papel e de impressão da rede - que conta ainda com quatro jornais próprios (em Jundiaí, Sorocaba, Bauru e São José do Rio Preto).

Para a própria rede, o maior número de afiliados amplia a chance de conquistar anunciantes. Além disso, a cobertura local é facilitada pelo modelo adotado. "O investimento não é alto, e otimizamos a nossa marca", explica Pestana. De acordo com o executivo, a intenção é firmar uma terceira parceria até o fim de abril, voltada para a cidade de Jaú.

Por enquanto não existem planos de chegar às capitais. "Estamos focados na região territorial da TV Tem (emissoras afiliadas da Rede Globo que fazem parte do grupo), que compreende 316 municípios", explica.

Até dezembro de 2010, a meta é chegar a 23 afiliados. A partir daí, o projeto entra em sua segunda fase: a de lançar jornais em cidades menores, com periodicidade que se adeqüe à realidade de cada praça. A Rede Bom Dia e a TV Tem estão sob o guarda-chuva do Grupo Traffic, de marketing esportivo.

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