quinta-feira, 23 de abril de 2009

Mídia_Notícia 1


Piauí comemora dois anos com mudanças
Em seu segundo ano de vida a revista inicia fase de reposicionamento e consolidação dos negócios com o lançamento de um suplemento especial para o mercado publicitário

A revista Piauí chega ao segundo aniversário com uma série de mudanças que marcam uma nova etapa na história da publicação. Além da contratação de Raphael Jessouroun, que assume a área comercial, a fase agora envolve uma a adoção de uma nova assinatura, uma edição comemorativa de aniversário e um suplemento direcionado ao mercado publicitário que apresentará novamente a Piauí às agências e anunciantes.

Outra novidade foi a criação de um conselho consultivo no início de setembro. Formado por personalidades do cenário financeiro e cultural brasileiro, como o poeta e ensaísta o Antonio Cícero, o editor e escritor Luiz Schwarcz e o economista Armínio Fraga Neto, entre outros, o conselho se reúne mensalmente com a finalidade de contribuir para a evolução da Piauí, tanto no campo intelectual quanto no comercial.

"Este é um momento de consolidação dos negócios", declara Marcelo de Paulos, consultor de marketing da Piauí e também participante do conselho. Segundo ele, a meta foi redefinir o pensamento estratégico da revista e rever a abordagem do mercado publicitário e dos leitores com relação à publicação, para suprir a chamada "barreira de compreensão" - atestada em uma pesquisa qualitativa realizada com o IBOPE Inteligência. Resumindo, o mercado publicitário e os leitores ainda não conseguem entender totalmente os propósitos da Piauí.

Para expandir a base de colaboradores e anunciantes, pela primeira vez a publicação realiza uma ação de marketing publicitário com o lançamento de um suplemento para o mercado que traz informações técnicas falando, por exemplo, sobre quem lê a revista e até sobre a razão do papel-pólen em que ela é impressa. "Sentimos que uma série de anunciantes não entenderam a Piauí. Ela é uma revista para quem gosta de ler, uma publicação para ser lida durante um mês inteiro, o que não é comum nos dias de hoje e às vezes dificulta a compreensão pelo mercado publicitário", explica Raphael Jessouroun. A cartilha será enviada junto com a edição de aniversário para um mailing selecionado.

A edição especial chega às bancas em outubro com uma estrutura de 108 páginas, sendo 64 de conteúdo e 44 de publicidade - recorde editorial e comercial - e marca a estréia da nova estratégia de comunicação com o slogan "Impensável", que entra no lugar do antigo "Pra quem tem um parafuso a mais".

"Ficou claro na pesquisa que os leitores admiram a Piauí por ela fazer as coisas sem uma fórmula, e foi a partir daí que pensamos nesta nova assinatura", diz o consultor. "As próprias matérias não seguem uma linha editorial, o que é impensável dentro da imprensa. A gente acredita muito que este conceito traduz as melhores qualidades e a atitude da revista", emenda Paulos, que trabalhou na reformulação ao lado Ênio Vergeiro, então diretor-responsável pelo título.

Nenhum comentário: